segunda-feira, 14 de junho de 2010

A TEORIA DA CONTÁBIL E A CONTABILIDADE

A TEORIA CONTÁBIL E A CONTABILIDADE


De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa - Mini Sacconi de Luiz Antonio Sacconi - 11.ª edição: Teoria que dizer: " Ideia ou série de ideias que pretende explicar algum fenômeno. 2- Concepção particular sobre os princípios de uma ciência ou arte. 3- Mera hipótese, conjuntura. " E Contabilidade é: Escrituração comercial ou bancária. 2- Escrituração de receita e despesas. 3- lugar onde se faz essa escrituração. 4- Cálculo. Contábil - adj. (relativo à contabilidade).


Partindo de outros textos estudados, temos que a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o Patrimonio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico na tomada de decisões de todos os seus potênciais usuários.


O estudo da Teoria Contábil, tem como finalidade axiliar o conhecimento prático nos processos contábeis, reforçando e explicando sua ciência social.


Segundo o texto Contabilidade: Aspéctos relevantes da epopéia de sua evolução, os autores citam a Contabilidade como formação de agentes decisórios, ou seja, fruto concebido da relação entre o desenrolar dos fatos econômicos-financeiros. Tendo a capacidade de capturar a ocorrência dos fatos econômicos que impactam determinado estado de riqueza, depois preficica-os e por último comunica seus efeitos, sempre apoiada em outras disciplinas como: Direito, Econômia, Métodos Quantitativos e Ciência da Informação.


No Brasil, temos o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), responsável por regulamentar a teoria contábil.


Em 2005, o CFC, atraves da Resolução n.º 1.055/05, criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), orgão responsável por direcionar as Normas Brasileiras de Contabilidade às Normas Internacionais.


As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s), tem como objetivo principal estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em concordância com os Principios Fundamentais de Contabilidade.


OS PRINCIPIOS CONTÁBEIS


Por definição da Resolução 774/95: " Os Principios Contábeis, é um axioma das doutrinas e teorias relativas a Ciência Contábil, sendo, portanto, imutável no tempo e espaço."


Os principios são objetos de regulamentação dos orgãos regulamentadores oficiais, ou seja, constituem sempre como viga mestras de uma ciência, revestindo-se dos atributos da universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circustância.


No Brasil estão organizados em sete Principios Fundamentais de Contabilidade, são eles:


1 - Entidade

2 - Continuidade

3 - Oportunidade

4 - Atualização Monetária

6 - Competência

7 - Prudência


Como se percebe, a teoria e a prática contábil não são antagônicas, mas sim complementares. Assim, podemos dizer que do mesmo modo que a teoria só possui valor se tiver aplicação prática, a prática só agregará valor se apoiada pela teoria, e não única e exclusivamente por normas e regras.

Dicionário de Língua Portuguesa - SACCONI Luiz Antonio - 11.ª Edição - Editora Nova Geração
Contabiidade: Aspectos relevantes da epopéia de sua evolução - IUDÌCIBUS Sérgio de; MARTINS Eliseu; CARVALHO Nelson L.
www.cfc.org.br (Resolução 774/94)
www.cpc.org.br (Resolução N.º 1.055/05)
www.normaslegais.com.br (Resolução N.º 774/94)

Nenhum comentário:

Postar um comentário