segunda-feira, 14 de junho de 2010

A CONTABILIDADE, HISTÓRIA E AVANÇOS

A Contabilidade é uma ciência social e dinâmica, onde todo seu desenvolvimento e atualização, está sempre passando por processo evolutivo.

Fazendo uma breve análise de sua história, as primeiras manifestações datam 2.000a.C, com os primeiros registros rudimentares, onde o homem faziam seus registros e desenhos como forma de escriturar seus bens (rebanhos e mercadorias), a contabilidade servia como forma de definição de quantidade nas trocas em relação à outros tipos de mercadorias. Em 1202, Leonardo Fibonacci, escreve o Liber Abaci, livro percursor de escrituração, levado ao continente europeu, proporcionando a popularização do sistema numérico arábico na Europa. Em 1494, Luca Pacioli, escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Embora o século XVII tivesse sido o berço da era científica, a ciência da Contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito, segundo postulados jurídicos.

“Na interpretação mais atualizada dessa disciplina, a cientificidade contábil deve ser procurada, preferencialmente, numa série de características como: no entendimento e mensuração aplicados aos elementos do patrimônio; na preponderância do valor econômico em lugar de simples custos ou preços; no caráter preditivo das demonstrações contábeis; na introdução do fator risco e do conceito do valor do dinheiro.” Contabilidade: Aspectos relevantes da epopéia da sua evolução.

A contabilidade passa a ter uma função de suma importância no processo decisório da empresa. Com os dados apresentados através dos registros contábeis, geram-se informações que correspondem a toda a vida da entidade em determinado período. As informações contábeis geradas são elaboradas através de relatórios e analisadas por administradores, gerentes e contadores para tomada de decisão.

Os avanços tecnológicos resultaram na evolução das necessidades humanas, com a utilização de produtos e programas que facilitam o cotidiano na sociedade. Esses avanços exigem cada vez mais da Contabilidade e do profissional contábil, ou seja, a capacitação para atuar efetivamente com as novas ferramentas, sem deixar de lado a transparência das informações.

A busca em manter o melhor e eficiente controle interno junto aos empreendimentos das empresas, a NF-e, surgiu, a partir da necessidade de se fazer um controle eficaz das transações, a redução de custos e um acompanhamento em tempo real das operações, com intuito de documentar a circulação de mercadorias ou a prestação de serviços.

Através do SPED, o Fisco atua no uso de técnicas que promovem o cruzamento de dados e o compartilhamento das informações, na gestão das apurações e recolhimento de tributos. Todas essa informações necessitam da adoção de um mecanismo de segurança, capaz de garantir a autenticidade, confiabilidade e integridade das informações eletrônicas, o certificado digital.

Devemos entender que quaisquer que sejam as melhorias implementadas, elas não poderão substituir a competência e qualificação do profissional, mas para isso se faz necessário que o profissional tenha esse perfil, ou seja, de um profissional moderno tecnologicamente, que tenha uma educação de qualidade inclusive sua suplementação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário